quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Tiê Lima na DMA 2008 fala sobre desempenho na web


DMA08 - Melhorando o desempenho dos negócios web
Por Tiê Lima
da área de publicidade do iG


Melhorar o desempenho dos negócios on-line, esse foi o assunto abordado na primeira palestra da pré-exibição do DMA08. Já no primeiro slide, ficou claro como os negócios na web devem ser encarados - como balde furado - é assim que as oportunidades e os problemas do dia-a-dia devem ser percebidos.

Sim, é verdade, todo site, sem exceção, tem pontos para aperfeiçoar, e só existe uma maneira de reverter isso: aplicando boas metodologias de avaliação de resultados e rotinas de aperfeiçoamento.Taxa de conversão é um indicador de desempenho essencial, é ela que avalia a capacidade de transformar tráfego em receita, simples assim. Afirmar que a criação de boas landing pages pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio é pertinente, como então identificar e reverter um cenário de baixa performance?

A Future Now trouxe esse debate para o DMA08, que apesar de não ser assunto novo, foi enriquecido com novas posturas para pressentir oportunidades.O primeiro passo para isso é entender RECEITA SENDO MELHOR QUE TRÁFEGO, sim é verdade, a quantidade de visitas como termômetro de sucesso é uma tradução equivocada, herdada das mídias baseadas no alcance de público. Compreender se o esforço em atrair novos clientes está sendo feito da melhor maneira é a primeira coisa que deve ser revista.Reveja suas fontes de geração de tráfego. Verifique, por exemplo, se a base de e-mail utilizada em suas campanhas é muito extensa, quando o alcance da base vai além do público alvo, certamente atrairá visitantes sem relação com o seu negócio. Uma das conseqüências será distorção das suas análises, além claro, irá causar insatisfação em quem for impactado por essas ações. O mesmo acontece com campanhas de link patrocinado, a sua campanha deve ser constantemente revisada, para obter a melhor rentabilidade, conversão e ROI.

Aperfeiçoando landing pages

Com seu negócio no ar, muitas vezes as ações de maior retorno, são as ações que exigem menor esforço, capazes de aumentar consideravelmente a conversão. Para isso são apresentadas algumas dicas simples.

1 – Boas imagens: Uma imagem vale mais do que mil palavras, embora quando mal produzidas podem até atrapalhar. Se o seu produto for serviço, use pessoas, deixe a comunicação mais humana. Caso o seu produto seja tangível, faça fotos de diversos ângulos, use e abuse dos vídeos.

2 – Seja objetivo: Por mais que você acredite no seu produto e compreenda suas vantagens, o seu cliente não vai dedicar muito tempo a seu website, acredite - resumir é o melhor caminho. Crie bullet points, seja objetivo, quanto mais sintética for a sua informação, maiores são as chances de captar atenção dos seus consumidores.

3 – Escolha o apelo de comunicação: Que frase é capaz de definir o seu produto em poucas palavras? Crie uma frase de impacto que sintetize todas as prerrogativas. Tente usar conotações com o apelo certo ao seu produto. Eleja o teor da sua linguagem, se você quiser captar o cliente pela razão enfatize os números, se for pela emoção evite uma linguagem formal.

4 – Iconografias e Call To Action: Os seus links parecem com links? Eles estão sublinhados? Parece óbvio, embora muitas vezes para privilegiar a direção de arte, designers ignoram que quanto mais evidente melhor. O mesmo pode acontecer com os botões, eles devem aparentar como tal, dê atenção também aos comandos de ação, dê preferência às palavras imperativas como “Envie, Compre, Pegue o Seu Desconto”.

5 - Aperfeiçoe os seus formulários: Formulários extensos é aonde a maioria dos clientes desiste e abandona, seja sintético, peça para que o cliente preencha apenas o que é extremamente necessário para ele adquirir seu produto, qualquer item que não seja relacionado a isso deve ser descartado.Fonte Abemd.

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