quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Marisa Furtado na DMA 2008 Las vegas


R U Conected?
Por Marisa Furtado
VP de criação da Fábrica Comunicação Dirigida
http://www.lehotdog.com.br/
Pela primeira vez o vídeo de abertura da DMA é completamente “on”. Meu Deus, será que finalmente o papel vai virar segundo plano por aqui? Não apareceu nenhuma cartinha....nenhum catálogo. Somente a pergunta R U Conected? Qual e o nosso trabalho hoje em um universo multidigital.


A questão agora é buscar o balanço entre as coisas que você consegue controlar e as que você não consegue. Para esse segundo grupo, a pesquisa é tudo. Mas, sobretudo, as conexões com as pessoas com toda essa integração e comunicação que nos cerca. O futuro do Marketing Direto está intimamente ligado a se conectar com os canais. Criar valor para os dois lados. 2.06 trilhões de dólares em negócios, 500 bilhões pela internet, 700 bilhões por mala direta e catálogo, 9.9% do PIB vem da indústria do Marketing Direto. O crescimento esperado para 2013 é de 4.1%.
US$ 11.63 é o ROI médio de cada dólar que foi investido esse ano em Marketing Direto. Nos Estados Unidos mais da metade do budget direcionado a comunicação está destinado a venda e Marketing Direto.Estamos no momento de buscar interação e multi-respostas. E redefinir a plataforma correio, tanto pela convergência, como pelo meio ambiente, como pela ânsia das pessoas de receber correspondência de uma forma mais racional e menos invasiva. Segundo John Grecco, Móbile Marketing é a bola da vez para se atingir esse objetivo de estar próximo, integrado e conectado.


Mas a grande novidade desse ano é o dmachoice.org. Trata-se de um site onde o próprio consumidor vai escolher sua preferência de como ser impactado por diversos anunciantes entre ofertas de crédito, assinaturas, etc. A proposta: Faça um extreme makeover na sua correspondência de acordo com sua preferência. Isso é brilhante! Digamos que os anunciantes mais amigáveis poderão pesquisar diretamente no site da DMA de que maneira seus clientes e prospects preferem ser contatados. É um tipo de opt in.Essa foi uma nova mensagem esse ano, mas sempre baseada no tripé Relevância, Responsabilidade e Resultados. Não sei se e pelo momento ou porque Ty Pennington atrasou. Mas tivemos que ouvir três senadores fazendo campanha por quase uma hora e meia...Em 10 anos, nunca tinha visto isso. Muito chato!

Concordo com a Marisa campanha política dessa forma é um pé no... mas também concordo que as pessoas têm o direito de dizerem como querem ser impactadas. Criar um site que possibilite isto será de suma importância para o futuro de qualquer ação de marketing. Ser optin ou optout, define para quem devemos mandar o nosso comunicado, aumentando a resposta uma vez que a pessoa determinou o que quer receber e como. Se o assunto for relevante a ela, melhor ainda. Imagine-se podendo dizer, não quero ser encomodado por telefone, por email, mas pode mandar-me correspondência no endereço tal. Ainda dizendo quais assuntos lhe interressam mais e que tipo de ofertas você precisa!

Demorou, mas o mercado publicitário está seguindo o caminho certo, o caminho do consumidor 2.0, o que decide o que quer e como quer. Chega de invasão, agora é hora de permissão!

Nenhum comentário: