quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Playboy na DMA 2008 Las Vegas



Playboy evolui como grupo global de entretenimento

Christie Hefner, presidente da empresa, fala da força da marca durante a DMA 2008

Alexandre Zaghi Lemos, de Las Vegas

15/10/2008 - 18:32

De revista masculina a grupo global de entretenimento. A trajetória de sucesso da Playboy em todo o mundo deve-se a muitas mulheres, entretanto a principal delas não foi vista em suas páginas. Christie Hefner, presidente da Playboy Enterprises, está à frente do projeto que nos últimos anos ampliou consideravelmente o foco de negócios da empresa fundada por seu pai, Hugh Marston Hefner.

Sob sua batuta, a marca de revista se agigantou e passou a atuar fortemente na televisão, internet, rádio via satélite, games, comércio eletrônico, móbile marketing e complexos hoteleiros e de entretenimento. Hoje está até em produtos de beleza e roupas dirigidos ao publico feminino.

Segundo Hefner, as ferramentas do marketing direto foram fundamentais para a evolução dos novos pontos de contato com os consumidores. "Sou crente de que a perícia do marketing direto é fundamental para todas as empresas que precisam vender algo", afirmou em sua apresentação na DMA 2008, conferência e exibição anual da Direct Marketing Association, que acontece até quinta-feira, 16, em Las Vegas.

A virada da Playboy baseou-se na crença de Hefner de que a revista não deveria ser apenas uma publicação, mas também uma marca forte e multimídia. "Não acredito que todos os produtos populares sejam automaticamente uma marca", afirmou, exemplificando assim: "A Virgin Airlines é uma marca; a American Airlines é uma companhia aérea. A Nike é uma marca; a Reebok é uma empresa de tênis".
 

Na sua visão, as marcas refletem um ponto de vista ou uma atitude, e, como tal, podem ser transferidas de um produto para outro. "Os consumidores procuram as marcas como uma forma de auto-identificação com a atitude que elas representam".

Entretanto, Heffner explicou que, ao invés de simplesmente transferir a mesma mensagem para outro suporte, a Playboy se empenhou em encontrar uma intersecção entre os diversos canais nos quais passou a atuar.
 

No que diz respeito à evolução da marca no ambiente interativo, Heffner considera fundamental a integração entre conteúdo e comércio eletrônico. Ela propôs que não haja uma divisão em silos entre produto, conteúdo e publicidade, mas sim uma experiência integrada entre eles.

E, finalmente, assim traduziu o sucesso global da Playboy: "conteúdo relevante, inovação constante, dedo no pulso do consumidor e do mercado, e fidelidade à qualidade e sofisticação da marca".Fonte M&M On Line.

Nenhum comentário: