O consumidor é multicanal, mas estamos organizados em silos
Por David Lederman
Presidente da Lederman Consulting & Education
Hoje em dia pesquisamos um carro na web antes de ir a concessionária, procuramos marcas, modelos e preços em vários sites e depois vamos as compras. Mas nas empresas ainda estamos estruturados por canais: por exemplo, o gerente de internet tem metas especificas de vendas, mas o consumidor usa a web para pesquisar e fecha na loja. Como remunerar o canal? Como fazer para que não esqueçamos que o consumidor tem uma experiência única com a marca? Fazendo com que os canais trabalhem em conjunto e ultrapassando as fronteiras dos departamentos.O consumidor tem a escolha por qual canal quer interagir, quando e como. Não importa como nos organizamos - temos que dar um jeito de pensar os pontos de contato do cliente de maneira integrada.
Mobile marketing vem ai com toda a força
Na Europa e na Ásia o uso dos aparelhos de mobilidade é muito maior que nos EUA e no Brasil - que se alinha muito com os americanos. Uma oportunidade incrível para os marketeiros de ponta no Brasil estudarem esta ferramenta, os próprios americanos reconhecem isso - aqui na DMA temos um pedaço da exposição específico para mobile e a própria DMA esta oferecendo informações sobre a conferência neste meio como um esforço de liderança.
Ataque regulatório continua intenso
Assim como agora estamos experimentando no Brasil o ataque regulatório e intenso e não há outro caminho a não ser a auto-regulamentação, a DMA lançou o site da associação para que o consumidor escolha seu mecanismo de contato ou até mesmo de não contato.Há um novo ataque contra a mala direta e o uso dos dados comportamentais.
Comunidade e compartilhamento
Cada vez mais forte a questão da comunidade e do compartilhamento principalmente na internet. Consumidores nos ajudando a melhorar o produto ou serviço, compartilhando experiências com a marca e também facilitando a vida uns dos outros com dicas estruturadas pelo site do fornecedor.A internet é o lugar onde as pessoas compartilham. Engajar o consumidor e a última palavra. Ex. na Starbucks os consumidores contribuem com dezenas de milhares de idéias e ainda votam nas melhores!
Importância da educação continuada
Há um esforço muito grande da DMA na educação continuada com um grande destaque para a internet e os mecanismos de busca - hoje ela já oferece certificação em Search Marketing. Toda a liderança americana está preocupada com a educação no setor, um bom ponto para refletirmos. Como estamos preparando a mão de obra para o setor?
Direct Advertising
Sepultada definitivamente a fronteira entre a propaganda e o Marketing Direto. Hoje a propaganda é responsável por gerar resultados e o Marketing Direto pela construção da marca também. Não pode haver hesitação quanto a isso.
Seu site realmente esta preparado para receber o cliente?
Quando nosso site é visitado os clientes estão numa missão com objetivo único. Eles não querem saber de imediato qual a história da sua empresa mas sim se você tem o produto ou serviço que ele esta buscando e como pode solicitá-lo. Depois vem o resto. O consumidor primeiro faz um "scan" visual na sua home page - a leitura vem só após isso. A "usabilidade" do seu site foi pensada diante dos objetivos do cliente ou do seu negócio?
Clima político e dos consumidores nos EUA
O consumidor americano esta retraído e frustrado. Seus dólares de tributos estão sendo gastos no salvamento da indústria financeira e o pior cenário aponta para algo tão ou mais grave que a crise de 1929. O clima está pesado (como falamos aqui “Gloom”). Apesar do discurso pró-cliente ele está sendo maltratado pelas empresas (ex: companhias aéreas cobrando US$ 7 para o uso de um travesseiro), cada vez mais pressionadas pela iminente recessão e pressão por desempenho financeiro. Numa conferência da DMA sob a perspectiva de crise econômica - mais uma vez o Marketing Direto... Fonte Abemd.
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