Mizuno e o cotidiano de um corredor
Em vez de apenas ressaltar características do tênis, marca procura mostrar, em nova campanha, que entende o consumidor
Adriano Conter
A disciplina na hora da corrida é o tom da nova campanha desenvolvida pela Talent para a Mizuno. É a primeira que a agência faz para o cliente na TV. Com estréia neste domingo, 19, a comunicação é composta de três filmes e um anúncio que trazem um ar mais emocional do que o habitual - clique aqui para ver. A idéia é promover uma "ação de envolvimento" com o consumidor, como define o diretor de criação João Livi. O que se busca é estimular o engajamento do público com a marca.
Por isso, pela primeira vez as peças não abordam diretamente a superioridade tecnológica do produto, como de costume. De acordo com o gerente de marketing da empresa, Luiz Arthur, a campanha procura mostrar ao cliente que a fabricante de tênis o entende e está sempre com ele.
Nos filmes, um mesmo corredor faz o percurso de dez quilômetros a que está habituado, mas em períodos diferentes do dia. Além da alteração na iluminação, há pequenas mudanças na paisagem e na situação vivida durante a corrida, como uma velhinha que em determinado momento aparece dormindo e em outro, varrendo a varanda. Conforme a corrida evolui, pontos-chave, como a velhinha, indicam com placas amarelas a progressão da quilometragem. A assinatura arremata: "Nunca a mesma corrida. Sempre Mizuno".
Ao longo da corrida, no entanto, surgem indicativos da rotina de quem se exercita nessa modalidade. O quilômetro 0, por exemplo, aparece no portão da casa do corredor. O quilômetro 3 mostra um grupo de músicos andinos - veja foto, e o 8 está com uma mulher que discute na sacada de um prédio.
Luiz Arthur afirma que a empresa decidiu partir para o lado emocional depois de realizar uma pesquisa que revelou que o consumidor conhecia de forma muito pragmática o produto; sabia de suas funcionalidades, porém, não tinha maior envolvimento com a marca. "Queremos engajar nossos atletas. Sabemos que eles influenciam outras pessoas menos assíduas ao esporte", reforça Livi.
A campanha abrange ainda o rádio. Nesse caso, a Talent utilizou uma versão mais animada da trilha sonora encomendada para o filme. A música, feita pelo escocês Paul Mounsey, fala do conceito da marca. "Dia após dia, frente a todas as mudanças, ele continua correndo." Já o spot de rádio convida os corredores a baixar a música no site da Mizuno para seus treinamentos. A comunicação irá também para alguns cinemas e internet e, além disso, a empresa fará ações em academias e com grupos de corrida.
Curiosidade: uma das personagens dos três filmes, uma moça que briga com todo mundo, foi baseada em um personagem real, conhecido de João Livi. Fonte M&M on line.
Belíssima a campanha da Mizuno, deu para perceber que o filme é rodado em lugares de São Paulo, especialmente o prédio em que o corredor mora, que fica em Pinheiros, perto do Colégio Fernão Dias Paes. O site da Mizuno mostra os filmes conforme o link anterior, com os filmes manhã, tarde e noite, o que mostra o cotidiano de quem corre. Fica aqui uma sugestão de marketing digital para acrescentar a campanha. Já que uma relação pessoal foi dada ao consumidor de Mizuno porque não acrescentar alguns detalhes a mais como por exemplo, quando uma pessoa comprar o tênis, ganha uma código para acessar um hot site que ele se cadastrará, bem rápido, e poderá então descrever o seu cotidiano na corrida. Usando textos, imagens, fotos e até se tiver um gps, desenhar o seu percurso. Tudo isso ficaria disponível para outros usuários do hot site onde eles poderiam trocar informações, dicas, técnicas, entre outros. A inclusão de profissionais de corrida e atletas patrocinados pela Mizuno seriam também uma boa opção...
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