quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Email marketing is the best in ROI no marketing digital


Estive ontem no evento realizado pela Abemd Associação Brasileira de Marketing Direto, DMA 2008 no Brasil e o email marketing, novamente, foi a melhor ação de marketing on line em relação ao retorno sobre o investimento - ROI. Para cada um dólar investido os americanos obtiveram um retorno de quarenta e cinco dólares e sessenta e cinco centavos. Excelente quando percebemos que os outros investimento nem chegam perto disso. Mas ficou muito claro que está cada vez mais difícil conseguirmos fazer email marketing, uma vez que tenhamos que praticar um bom senso nesta ferramenta, muito se falou em optin e gerar listas optin, o que gera um custo e tempo de trabalho, contudo, mesmo assim é inteiramente viável se sacrificar para obter estes grandes resultados.

Devemos lembrar que campanhas de email marketing t~em as suas particularidades e não basta aplicar os moldes da propaganda institucional e pensar que o resultado será o mesmo. É preciso saber com quem estamos falando ou seja a relevância que o nosso email terá para a pessoa que estará recebendo é o principal fator de resultado. Além de saber os recursos tecnológicos para se evitar que o email se torne ou seja considerado um spam! o que seria desastroso para a campanha.

Na DMA falou-se muito em relevância, quase que o tempo todo, até parece que esse é um assunto novo. Quem lembra do David Ogylvi falando disso a 20 anos atrás, e o Drayton Bird, John Caples entre outros. RELEVÂNCIA é tudo e ela determinará o futuro da propaganda. Já é comum a gente ver na televisão uma campanha levando o telespectador para o computador e lá ele poderá interagir com a empresa e o seu produto, mesmo assim existem campanhas quadradas onde o telespectador é mero coadjuvante e não ator principal.

Todo mundo quer ser uma estrela e ser devidamente reconhecido. Está na hora da publicidade brasileira perceber isso e sair na frente do mundo. Alguns países como Espanha e Nova Zelândia já estão neste caminho e estão tendo resultados satisfatórios para as marcas em questão. Verificou-se isso no DMA, pois a Espanha roubou a cena novamente nos EUA, pelo segundo ano consecutivo. 

Espero ver os brazucas detonando no ano que vem...

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