sábado, 17 de janeiro de 2009

Pedro Araujo na marketing digital...bluemaxx



Matéria da Advertising Age aponta que nem todos estão em crise nos EUA


Nem todos os setores da publicidade preveem um 2009 ruim nos Estados Unidos. A mídia out-of-home digital é uma das que aguardam um crescimento real, tendo finalizado 2008 já com uma alta de 11% no faturamento.

Uma das razões para isso é que a mídia out-of-home já foi muito além dos pôsteres estáticos da indústria do outdoor e os anunciantes estão propensos a cortar custos ao tirar do ar seus comerciais de 30 segundos e utilizar a verba em novas e diferentes telas em táxis, caixas de correio, postos de gasolina e lugares do gênero.

Patrick Quinn, presidente da empresa de pesquisa de mídia PQ Media, estima que o out-of-home digital irá crescer 9% em 2009, em relação aos US$ 2,43 bilhões apontados em 2008, ao passo que o outdoor tradicional decaiu 1%.

Ele cita que um outro fator que auxilia no sucesso é a facilidade de mensuração da atividade do consumidor no local da peça. "As pessoas estão gastando mais tempo fora de casas e se deslocando mais. O mercado jovem continua a ser multi-tarefa e também fica gasta mais tempo fora do lar", afirma. "As redes de agências realmente estão focando essas pessoas e a tecnologia que é usada para os alcançar é vista como tendo maior poder de engajar e atinge-os em locações cativas em determinados períodos de tempo", lembra. 

Suzanne Alecia, president da Out-of-Home Advertising Bureau, disse que os últimos seis meses têm sido particularmente renovadores para as agências , como o Grupo M e a Mediavest, que começaram a incitar seus grupos de compra de mídia em outdoor e TV a adquirir espaço em out-of-home digital como parte de uma estratégia mais integrada.

Embora o out-of-home ofereça espaço para adaptação de comerciais de TV, uma quantidade cada vez maior de marcas criam filmes dedicados a esta mídia.

David Leider, presidente da Destination Media, uma empresa do ramo, diz que 35% das campanhas em 2008 foram específicas para a mídia, com destaque para empresas de varejo, setor automotivo e de bens embalados.

Exemplo em NY
A Dace Venture investiu recentemente na Locamoda, uma empresa de tecnologia mobile que casa redes sociais com a out-of-home. Há na Times Square, em Nova York, um outdoor digital que apresenta um jogo chamado Jumbli, que os pedestres podem jogar em seus telefones celulares ou no Facebook. A AT&T recentemente patrocinou o jogo, e conquistou 300 mil para o jogo no espaço de um mês.

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