sexta-feira, 19 de setembro de 2008

você sabe o que é machimina?


Machimina é a arte de se fazer um filme real utilizando jogos! Isso mesmo você pode fazer um através do The Sims por exemplo, imagine você gravando cenas de um jogo, colocando trilha sonora, diálogos, roteiro, tudo o que precisar...pronto você tem um filme, o jogo já proporciona os cenários, movimentos, etc.


Mas o que isto tem haver com o marketing? Tem tudo a haver, uma vez que qualquer um pode fazer um filme publicitário usando esta ferramenta e colocar no youtube. Então como transformar isto em business? é fácil, você faz um concurso com os usuários da net envolvendo a construção de um vídeo com um produto ou serviço e aquele que ganhar será exibido em várias mídias. Você acha que não vai dar certo...


`Pois bem, a Doritos fez e deu! O concurso era para que enviassem vídeos amadores com o produto cujo autor do melhor vídeo ganharia US$10.000,00 e o vídeo seria exibido no intervalo comercial do superbowl americano, diga-se de passagem que é o espaço comercial mais caro do mundo e que custou a Doritos US$2.600.000,00. O vídeo maker gastou US$12 para produzir e um estudo posterior ao superbowl mostrou que a Doritos ganhou US$36.000.000,00 com o comercial que teve um custo de US$2.610.012,00 no total. Fantástico! O que a comunicação 2.0 pode fazer por uma marca...

Nenhum comentário: