terça-feira, 29 de setembro de 2009

Quanto tempo interagimos com a publicidade digital?

Agência & Criação


O impacto da publicidade digital

Pesquisa mundial da Eyeblaster analisa o tempo de interação dos consumidores com anúncios na internet

Mariana Ditolvo

28/09/2009 - 11:07


No intuito de analisar o interesse dos internautas por mensagens publicitárias na internet, a Eyeblaster realizou a pesquisa A Atenção do Consumidor, com amostra isolada de 42 bilhões de interações veiculadas em todo o mundo. O levantamento mensura o grau de interatividade dos internautas com as peças no período compreendido entre setembro de 2008 e março deste ano - M&MOnline adiantou alguns destes números em 14 de setembro (leia aqui).

Ele apontou que o consumidor gasta intencionalmente, em média, um minuto por dia na interação com publicidade online. De acordo com os resultados, pela manhã os internautas estão mais abertos a esse tipo de comunicação, sendo que o pico acontece às 9 horas. "Há também evidências de que no horário do almoço as interações são mais duradouras", acrescenta Carlos Medina, diretor geral da Eyeblaster no Brasil. As peças criadas em formato de vídeo são as que mais repercutem, e chegam a conquistar cerca de 70 segundos da atenção do usuário, o dobro do impacto causado pelas peças não munidas dessa ferramenta. Quando isolada a América Latina, os anúncios em geral registram perto de 51 segundos de interação, sendo que os baseados em vídeo acumulam quase 73 segundos, contra 31 dos que não têm.

Na escala de formatos com melhor desempenho, os que contemplam as peças inseridas nos programas de mensagem instantânea ficaram em primeiro lugar, com 83 segundos de atenção, seguidos dos baseados em rich media (73 segundos) e dos banners (59 segundos). As medições foram feitas por meio da métrica Dwell Time, que consegue justamente fazer essa análise de interação e tempo dela. "Podemos saber quanto tempo o mouse ficou sobre o anúncio, qual a duração do vídeo que o internauta iniciou e o tempo gasto pelo usuário com a publicidade", conta Medina.

Índices de Interatividade
Tempo de interação sem vídeo
Tempo de interaçãocom vídeo
Globalmente
37.37 segundos
71.51 segundos
América Latina
31.02 segundos
72.33 segundos
Estados Unidos e Canadá 
32.73 segundos
85.16 segundos
Ásia e Pacífico
33.51 segundos
59.94 segundos